Veja qual o melhor tipo de cloro para sua piscina [dicas de cloração]

Uma parte importante, é como limpar água verde aspirando corretamente
Veja como limpar piscina verde com esses 6 passos simples
21 de junho de 2017
Crianças é o maior perigo nas piscinas vazias
3 prevenções muito importantes na hora de esvaziar sua piscina
21 de junho de 2017

Veja qual o melhor tipo de cloro para sua piscina [dicas de cloração]

Todos sabem que uma piscina, para manter sua agua limpa e saudável, é preciso realizar a cloração constantemente desta agua, e isso exige que faça com o cloro certo para cada tipo de piscina.

Uma boa cloração é necessário neste ambiente para que não ocorra o famoso caso da Piscina Verde (caso sua piscina ficou esverdeada, Veja “como limpar piscina verde em 6 passos”).

 

Mais qual é o melhor cloro para minha piscina?

Existem diversos tipo de cloro, “orgânico“, “inorgânico“, “estabilizado”…

Três tipos de cloro

 

Vamos detalhar abaixo para que serve cada um desses tipos citados acima, para que você não tenha preocupações na hora de escolher qual o tipo de cloro correto para utilizar na agua de sua piscina.

 

Cloro orgânico e inorgânico

Orgânico, é aquele que possui cadeias de carbono. Já o cloro inorgânico, por sua vez, não possui cadeias carbônicas.

No tratamento de água nas piscinas, o cloro inorgânico é recomendado para piscinas em ambiente fechado, enquanto o cloro orgânico é recomendado para piscinas ao ar livre. Isso porque o orgânico é resistente à degradação dos raios solares. Além disso, com a cloração orgânica, o cloro ativo é liberado gradativamente.

Piscinas diferentes - Cloro orgânico e cloro inorgânico

 

Cloro estabilizado e cloro comum

estabilizado tem um significado importante porque, em reação com a água libera o composto desinfetante ácido hipocloroso, e também o ácido isocianúrico, um belo estabilizante, propriedade que não se encontra nos “cloros comuns”.

Veja porque é importante utilizar o Cloro Estabilizado

A agua da piscina clorada, dura aproximadamente 3 horas, depois disso, cerca de 90% de todo seu residual é perdido.

A presença do estabilizador (ácido isocianúrico ou tri-hidroxi-s-triazina) em uma agua exposta ao sol, pode ajudar diminuindo a perca dos resíduos causadas pela luz ultravioleta do sol em cerca de 70%.

É altamente recomendado que se utilize este estabilizador no início do tratamento da agua da piscina, e também utilize o mesmo diariamente.

Resultado do Estabilizador do Cloro

Além da segurança sanitária de manter a presença do produto na água o dia todo, utilizando dos tipos estabilizados, você gera uma grande economia com cloração, de corretivos para equilibrar o pH e a alcalinidade.

 

Cloração contínua automática

Uma grande vantagem do cloro estabilizado em tablete. As propriedades físico-químicas dos tabletes permitem sua utilização em cloradores mecânicos automáticos, sem o uso de energia elétrica para clorar as piscinas.

Temos duas formas interessantes:

Cloradores flutuantes

Clorador flutuante

Colocamos os tabletes dentro dos cloradores flutuantes.

Estes equipamentos fazem com que uma certa quantidade de agua entre pelo interior dos orifícios submersos, e dissolvem lentamente os tabletes de cloro e difunde sua solução por toda a piscina, num processo continuamente renovado que a mantém clorada o tempo todo.É estremamente recomendável este tipo de equipamento em qualquer piscina, para que mantenha a agua de sua piscina sempre limpa e saudável.Conforme o modelo de clorador flutuante é possível obter-se de 1 semana a até meses de cloração contínua automática com apenas uma carga de tabletes de cloro estabilizado em piscinas residenciais com até 100.000 litros de água.

 

Dosadores de cloro

Dosador de cloro

Os dosadores são instalados direto na tubulação da piscina, por onde a água passa antes de retornar para a piscina, após o filtro (e aquecedor, se houver).

O processo é o mesmo do clorador flutuante. Os tabletes de cloro são colocados dentro do dosador, que em seguida é fechado por uma tampa, e quando ligamos a motobomba, a água circula em seu interior e vai dissolvendo lentamente os tabletes e a água volta devidamente clorada para a piscina.

 

Os dosadores em linha são adequados para cloração de piscinas tanto residenciais como coletivas com até 1.000.000 de litros, mas também múltiplas unidades podem ser combinadas para clorar piscinas ainda maiores.

 

[Atenção] Seja qual for o tipo de cloração, ele deve ser feito diariamente!

Independente do tipo de cloração utilizada (manual ou automático), esse controle deve ser feito diariamente.

Análise da água deve ser diária: em alguns casos, recomenda-se até uma análise de hora em hora, geralmente em piscinas coletivas muito utilizadas.

Qual o cloro correto para utilizar em minha piscina?

Faca uma análise correta deste artigo, e com certeza você saberá qual o melhor tipo de cloro para utilizar na agua de sua piscina.

Caso necessite da ajuda de um profissional no assunto, entre em contato com o piscineiro. Estamos ao seu dispor.

 

Entre em contato

 

Fonte: www.sistemamanutencoes.com

Envie sua mensagem

Estamos sempre preparados para te ajudar no que se tratar de piscinas ;)