Veja como limpar a sua piscina verde, fenômeno causado pela proliferação de algas, mas principalmente pelo PH abaixo de 4,7. Veja algumas dicas importantes.
Normalmente temos que limpar uma piscina verde quando seus donos não cobrem corretamente sua piscina (veja neste post os principais cuidados para evitar a água verde), e com isso a água apresenta uma certa proliferação de algas trazidas pelos ventos, chuvas e vegetação próximas às piscinas, porém a principal causa deste fenômeno é normalmente formada pelo PH abaixo de 4,7. Veja neste artigo algumas dicas do Piscineiro de como limpar piscina verde.
Para tratar e eliminar algas apresentadas em piscinas com um tom muito esverdeado elaboramos um ótimo guia para desinfectar a água e deixar a piscina verde totalmente limpa.
1 – Ajuste a Alcalinidade entre 80 e 120 PPM
Faça a medição da alcalinidade da água com a “fita teste do produto” (caso tenha), e caso ela esteja abaixo de 80, ajuste-o entre 80 e 120 PPM. Esse é apenas o começo do tratamento de uma piscina verde.
2 – Ajustar o PH entre 7,2 a 7,6
O pH (potencial de hidrogênio) é uma medida que verifica se a água está ácida (pH baixo), neutra (pH 7,0) ou alcalina (pH alto). Sua escala varia de 0,0 a 14,0. Em piscinas, o pH deve ser mantido entre 7,2 e 7,6. Normalmente quando a água está esverdeada, em quase 90% dos casos é por que PH esta muito baixo.
3 – Aplicar a quantidade necessária de Algicida de choque, conforme instruções do fabricante do produto adquirido.
É extremamente recomendável esta aplicação em uma piscina verde com paredes e escadas escorregadias.
4 – Colocar a bomba e sistema de filtração em funcionamento, seguindo as informações do fabricante do Algicida.
Esses dois juntos são os principais responsáveis pela filtração das sujeiras que ficam suspensas na água da piscina, e sem eles a sua piscina com certeza se tornará um depósito de sujeira (e entrará para o famoso grupo da piscina verde).
Mantenha o filtro ligado pelo menos 6 horas por dia, e se possível instale um timer neste filtro para que ligue e desligue automaticamente, para garantir uma limpeza de piscina automática e diária.
No dia seguinte, escovar as paredes da piscina e aplicar Floculante para decantação e recircule a água conforme indicado no produto.
5 – Após decantação, aspirar drenando toda a sujeira.
Uma parte importante para limpar corretamente a água verde da piscina é realizando a aspiração do fundo corretamente. Existem 2 maneiras de efetuar a aspiração:
6 – Após aspiração, realizar a Cloração.
Antes de tudo se atente com os equipamentos de proteção necessários para este serviço como luvas, máscara e óculos de proteção.
Depois de ter ajustado corretamente o pH e a alcalinidade, aplique o cloro diluindo ele em um balde com água da própria piscina.
Após o produto estar bem dissolvido na água, espalhe o mesmo por toda a superfície da piscina.
Realizando os procedimentos corretamente, com certeza terá uma piscina limpa, e não terá preocupações com a água esverdeada.
Observações: O tempo para limpar a água totalmente e torna-la cristalina vai depender das seguintes condições:
Nível de infestação de algas, tipo de alga, condições do equipamento da piscina (moto bomba, filtro e acessórios), qualidade dos produtos utilizados, perfeita realização das etapas.
Essas foram algumas dicas de como limpamos uma piscina verde.
A piscina toda infestada por algas em seu primeiro dia de tratamento:
Agora no 3º dia de tratamento:
Agora com a água totalmente limpa em seu 4º dia de tratamento
As dicas passadas por este artigo de como limpar sua piscina com aquele tom verde, são muito útil para qualquer pessoa que não consegue deixar a água cristalina!
Porém apenas uma bela aplicação pode lhes dar a garantia de uma água limpa de verdade, caso não saiba aplicar corretamente o serviço, conte comigo (O Piscineiro).
Estamos sempre preparados para te ajudar no que se tratar de piscinas ;)